A Cummins Emission Solution é lider global no fornecimento de sistemas de pós tratamento para veiculos a diesel e conta com duas tecnologias para atender a demanda de seus clientes, sendo elas: Sistema de redução catalitica seletiva (SCR) e Sistema de recirculação dos gases de exaustão (EGR). Vejam detalhes a seguir:

Sistemas de redução catalítica seletiva (SCR)

Quase 1 milhão de sistemas de redução catalítica seletiva e componentes complementares têm sido utilizados em todo o mundo desde 2005. O SCR é uma tecnologia eficaz e confiável que reduz óxidos de nitrogênio (NOx) para uma ampla gama de aplicações de veículos comercias. Nossos sistemas requerem pouca ou nenhuma manutenção, exceto a manutenção ocasional do filtro do sistema de dosagem, dependendo da aplicação.

O sistema SCR utiliza o redutor químico ARLA 32, também conhecido como fluído de escape Diesel (DEF) na América do Norte ou AdBlue na Europa. Esse é composto por 32,5% de uréia e 67,5% de água desmineralizada. A Arla 32, ao ser injetada no sistema, provoca uma reação química dentro do catalisador com os gases produzidos no processo de combustão do motor diesel. Em numeros aproximados, o resultado é a dimunição de 80% de material particulado e 60% de óxido de nitrogênio (NOx), liberando vapor d’água e gás nitrogênio, substâncias inofensivas ao meio ambiente.

Sistema de recirculação de gases de exaustão (EGR)

O sistema de recirculação de gases de exaustão tem como caracteristica principal possuir uma valvula instalada na saida do turbo, juntamente com um resfriador de calor para fazer a recirculação dos gases no motor. A tecnologia EGR desvia uma pequena porcentagem dos gases de combustão removidas pelo turbo de volta a câmara de admissão do motor, baixando a temperatura de combustão dentro do cilindro, e como consequencia, reduzindo a formação de Nox e aumentando a formação de particulado (PM). Devido a esse fenômeno, utiliza-se um filtro para reter o material particulado no sistema de pós tratamento, eliminando a necessidade do uso de Arla 32.

Catalisadores de oxidação de diesel (DOC)

Catalisadores de oxidação de diesel reduzem o Material Particulado através de uma reação química que não requer limpeza ou manutenção.

Filtro de Particulados de Diesel (DPF) ou Catalisador de Filtro Parcial (PFC)

Os DPFs ou PFCs são eficazes na redução de mais de 90% de material particulado. Os elementos filtrantes retem o material particulado vindo juntamente com os gases de exaustão em suas paredes porosas, provendo assim, gases limpos a atmosfera. Regenerações passiva e ativa são necessarias para fazer a limpeza dos filtros. Em alguns casos, um procedimento externo de limpeza se faz necessario.