“Enquanto alguns ainda argumentam que negócios não tem relação com responsabilidade social, nós acreditamos que nossa sobrevivência, ao longo prazo, é tão dependente da cidadania responsável em nossas comunidades e sociedade, quanto de uma tecnologia responsável e do desempenho financeiro da produção.”

J. Irwin Miller, Ex -Presidente e CEO

Desde que se instalou no Brasil, em 1971, a Cummins busca contribuir com o desenvolvimento social da comunidade onde está estabelecida, na cidade de Guarulhos (SP). Além de privilegiar a contratação de profissionais da região (cerca de 50% dos funcionários residem na cidade), estabeleceu parcerias com a Prefeitura e com o Governo Estadual, além de outros órgãos municipais e entidades beneficentes, para auxiliar no atendimento às necessidades da população local.
Em 2008, foram estabelecidas três áreas de foco para atuação no que diz respeito aos projetos dedicados: Educação, Meio Ambiente e Justiça Social, sendo que a principal forma de concretizá-los se dá por meio do voluntariado, iniciativa na qual os funcionários da empresa utilizam seu tempo e talento para ajudar as comunidades a resolver suas necessidades.
Com o objetivo de intensificar ainda mais os esforços para buscar mais impacto na sociedade e nos próprios negócios, em 2011 a área de Responsabilidade Social Corporativa da Cummins ganhou uma gerência específica. E, desde então iniciou-se um processo de expansão das atividades para toda a América do Sul e houve ainda a integração e o envolvimento de outras Unidades de Negócios da empresa, tais como Cummins Emission Solutions, Cummins Filtration, Distribuição, Componentes e Geração de Energia, além de novos parceiros comunitários.
Para a Cummins, a Responsabilidade Corporativa é um valor de extrema importância e sua evolução se difunde com o progresso da companhia.