Imprensa

  >  Imprensa  >  Notícias
Recomende esta página por email  
    |

Notícias



> 06.08.2010

Cummins renova parceria e disputa pentacampeonato nos Sertões


Fonte: Assessoria de Imprensa - Texto Final



A Cummins Brasil, maior fabricante independente de motores diesel, renova parceria com a Ford Racing Trucks/Território Motorsport para o 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões, que começa 11 de agosto, e apoia, pelo quinto ano, o pentacampeão Edu Piano. Mas desta vez, na categoria pesados.

O piloto Edu Piano, vencedor de quatro títulos da maior prova off road do País, um a bordo de picape e outros três com o caminhão F4000, acelera ao lado de Solon Mendes e Marcos Vinicius Alves, um Ford Cargo 1722 4x4, que leva sob o capô o motor Cummins Série C de 8,3 litros.

Segundo o piloto Edu Piano, “é muito bom poder contar com a Cummins novamente, já que o motor é fundamental para o bom desempenho numa disputa severa como os Sertões. Nunca tivemos problemas com os motores da Cummins. É um propulsor que transmite segurança e nos permite encarar o rali de uma forma bem tranquila”, conta.
O Cummins 6C do F Cargo 1722 recebeu preparações da equipe e sua potência foi elevada para 450 cavalos de potência contra os 220 cv disponíveis na versão original. “Com ele, conseguimos tirar mais força e potência a ponto de deixar um extra guardado para uma eventual emergência, como ocorreu no ano passado”, afirma Piano.

Ele conta que, na ocasião, a bordo do F4000 que traz sob o capô um Cummins Euromec III de 4 cilindros, nos últimos três dias de corrida, foi necessária uma preparação de emergência para buscar o título. “Esse ano, além dos 450 cavalos, tem mais cerca de 100 cv guardados na manga”, diz.

Para o piloto, a maior vantagem do motor Cummins, seja o Cummins Série C do F Cargo ou o tricampeão Euromec III do F 4000, é a confiança. “Eles suportam bem as altas pressões de turbo e aceitam trabalhar num regime de uso bem severo. Não temos dores de cabeça”, afirma.

O caminhão tricampeão F4000 com motor Cummins Euromec III com atuais 265 cavalos de potência (o original Euromec III da Cummins conta com 110 cavalos) será comandado por Marcos Cassol, Davi Fonseca e Rodrigo Mello.
A Cummins Brasil tem orgulho de equipar os veículos da Ford Racing Trucks que conquista todos os anos títulos de extrema importância para o automobilismo nacional. “Sabemos que os profissionais deste time são extremamente capacitados”, diz Luis Chain Faraj, gerente executivo de marketing e clientes da Cummins Brasil.

Ainda de acordo com Chain, colocar um produto que vai ser solicitado em sua máxima performance acaba sendo um laboratório para Cummins. “Numa prova como Rally Internacional dos Sertões, o piloto exige 100% do motor e trata-se de uma maneira diferente e intensa, claro, de avaliar nosso produto como um todo”, finaliza Chain.